Banner

Calçadas com buracos dificultam a vida dos pedestres

DSC 9222Percorremos algumas ruas do dos bairros São Francisco e Centro Cívico e acompanhamos as dificuldades dos pedestres em transitar com segurança, que muitas vezes têm que dividir espaço com os carros.

Quem é o culpado? O dono do imóvel que faz testada com o passeio, a Prefeitura, ou ambos? Na maioria das vezes ambos, proprietários e Poder Público, são culpados pela falta de cuidados com as calçadas.

Para o deficiente Visual, Marcio Rodrigues, sair às ruas é quase uma missão impossível. “a maior dificuldade é com os buracos e as coisas paradas na calçada. Tropeço toda hora.” O ajudante geral Carlos dos Santos reclama que “muita coisa foi feita ‘nas coxas’, se referindo a calçada da rua Jornalista Roberto Barroso, Centro Cívico, que foi reformada a pouco tempo.

DSC 9205

Direito

Segundo dados do IBGE (2010), no Brasil cerca de 30% das viagens cotidianas são realizados a pé, principalmente em função do alto custo do transporte público. Cidades são feitas para pessoas, e estas primordialmente caminham.

A necessidade de calçadas de qualidade vale para todos: jovens, adultos e também para crianças, idosos e pessoas com deficiência física, que demandam de ruas bem niveladas, sem buracos, e dotados de rampas de acesso para cadeiras de rodas.

Mobilidade Urbana

DSC 9257

Dentro do Plano de Mobilidade de Curitiba, a prefeitura prevê investimentos de R$ 225 milhões para construção de 2 milhões de metros quadrados de calçadas na capital paranaense. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) formou uma equipe multidisciplinar que está trabalhando na formulação de um Plano Diretor de Calçadas. O projeto envolve a atualização da legislação, correção das atuais distorções na fiscalização, capacitação, campanhas educativas, parcerias, novas tecnologias, novos materiais, sistemas construtivos, arborização e acessibilidade.

A Prefeitura de Curitiba foi procurada para comentar sobre o assunto. Mas não respondeu aos nossos pedidos de informações.

Banner

Redes Sociais

  • Facebook: CentroCivico/
  • Twitter: @centro_civico

Visitantes

Nós temos 7 visitantes online
Visualizações : 982263

Cadastro



TEMPO

Pesquisar

Banner
Banner