Banner

Feira de Orgânicos em Curitiba

16-de-julho-de-2011 0066A agricultura orgânica conquista cada vez mais os produtores e pessoas preocupadas com a saúde, qualidade alimentar e preservação do meio ambiente. A necessidade de se alimentar sem colocar a saúde em risco está levando os consumidores a preferir produtos produzidos naturalmente sem o uso de inseticidas, herbicidas ou adubos químicos.

No Brasil, a agricultura orgânica começou no Estado de São Paulo no início da década de 70, auge do consumo de insumos químicos. Em meados da década de 80 o movimento orgânico ganhou força com a criação da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), intensificando as normas de regularização e da produção, dos produtores e colaboradores envolvidos no sistema.

 Em Curitiba, a primeira barraca com produtos orgânicos foi instalada em 1989 ao lado da Feira de Artesanato de Curitiba, realizada aos domingos pela manhã, no Largo da Ordem, região central da cidade; era o inicio da Feira Verde de Produtos Orgânicos. Em 1995 a feira passou então a funcionar dentro do Passeio Público aos sábados, das 8h00 às 13h00. A estrutura é semelhante a uma feira convencional, onde os produtos são expostos em barracas e vendidos a granel. Com uma diversificada relação de produtos como: verduras, legumes, cereais, batata, frutas de estação, ovos, frango, laticínios, mel, peixes do mar, pães, doces caseiros, entre outros.
Atualmente, o Brasil ocupa a 34ª posição no mundo no ranking dos países exportadores de produtos orgânicos, sendo que na última década foi assistido um crescimento de 50% nas vendas por ano.

Segundo o Coordenador da Rede Ecovida responsável pela certificação orgânica dos produtos, Mário Barbarioli, o consumo de produtos alimentícios orgânicos vem crescendo e apesar do aumento da produção, o grupo de produtores que atende a feira do Passeio, produz apenas o suficiente para atender a cinco das treze Feiras Verde de Curitiba, e ao programa de alimentação escolar de três prefeituras da região metropolitana. “Era necessário no mínimo dobrar essa produção, que é insuficiente para atender a demanda; a legislação ambiental não contribui a favor da agricultura orgânica, dificultando o aumento da produção”, conclui Barbarioli.

A preocupação em consumir produtos mais saudáveis, levou um grupo de consumidores de Curitiba a criar em 2000, a Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná (ACOPA), de acordo com o presidente Ivo Barreto Melão, o objetivo da associação é de divulgar os alimentos orgânicos, as práticas de alimentação saudável e de comércio justo e solidário e busca aproximar o consumidor do pequeno produtor.
A Feira Verde uma das iniciativas dos tempos atuais que mais merece aplausos tanto para aqueles que consomem,  quanto para aqueles que dedicam o trabalho à ajudar na melhoria de vida do consumidor e do meio ambiente.

Circuito das Feiras Orgânicas - Curitiba

Jardim Botânico
Sábados - das 07h às 12h Rua Dr. Jorge Mayer – Praça de Itália ao lado da Igreja

EMATER
Feira Mista, orgânico e convencional - Quartas-feiras - das 07h às 12hRua da Bandeira em frente a EMATER

Seminário
Terças-feiras - das 07h às 12h - Rua João Argemiro de Loyola

Praça do Expedicionário
Quartas-feiras - das 07h às 12h - Rua Saldanha de Gama (Praça do avião)

Passeio Público
Sábados - das 07h às 12h - Rua Presidente Faria

Praça do Japão
Quintas-feiras - das 7h às 12h - Av. Republica Argentina com av. 7 de setembro

Prefeitura Municipal de Curitiba
Quartas-feiras - das 07h às 14h - Rua Papa João XXIII ao lado da Prefeitura

Cabral
Praça São Paulo da Cruz (Igreja do Cabral) - Quintas-feiras - das 07h às 12h - Av. Paraná esquina com rua Bom Jesus.

Praça da Ucrânia
Sábados - das 07h às 12h - Av. Candido Hartmann esquina com ruas Pe. Anchieta e rua Capitão Souza Franco.

Santa Felicidade
Praça Piazza San Marco - Sábado das 07h ás 12h - Via Veneto, em frente à Rua da Cidadania de Santa Felicidade - Santa Felicidade.

Mercado Municipal – Setor Mercado Orgânico
Rua da Paz nº 608.

Portão
Praça Prof. Hildegard Schmah - Terças-feiras das 07h às 12h - entre as ruas Calixto Rasolini e Caetano Marchesini, no estacionamento do Museu Metropolitano de Artes

Santa Quitéria
Praça Francisco Ribeiro Azevedo de Macedo - Sábado das 07h ás 12h - entre as ruas Boayuva, Curupaitins, Prof. Brasilio Ovídio da Costa, e Capiberibe


Mais informações:
ACOPA – Associação dos consumidores de produtos Orgânicos do Paraná www.acopa.tk
REDE ECOVIDA de Agroecologia
www.ecovida.org.br
RECANTO NATIVO – Turismo Rural
www.recantonativo.com.br

Visitantes

Nós temos 11 visitantes online
Visualizações : 422093

Cadastro



TEMPO

Pesquisar

Banner
Banner