Banner

Storytelling rompe o limite do marketing e invade a cozinha

224838 408981 vivah5 web

Para quem gosta de cerveja e busca vivenciar uma nova experiência gustativa, o chef Renato Bedore, da Vivah Gastronomia, prepara um jantar inesquecível na próxima sexta-feira, 6 de junho. O evento "Vivenciando Cervejas - Morada Etílica" acontece no Templo da Cerveja (Rua Itupava, 1142, Alto da XV) e conta a história da Morada Cia. Etílica por meio de três pratos - entrada, prato principal e sobremesa, que harmonizam desde o aroma, acidez e robustez até o rótulo da cerveja, numa seleção rigorosa de sabores que se completam com o líquido, proporcionando um terceiro sabor.

A ideia de transformar gastronomia em arte, contando histórias na cozinha e harmonizando os pratos às bebidas, surgiu a partir de uma iniciativa dos parceiros Daniel Martins, Luiz Milek e Renato Bedore, que lançaram o projeto recentemente. "Nosso objetivo é contar a história das pessoas utilizando a comida como linguagem. A partir do relato pessoal, selecionamos momentos marcantes da vida da pessoa e reproduzimos pratos que façam referência a esses momentos", explica Renato Bedore, eleito chef revelação pelo voto popular no concurso BrewChef 2014.

Para remontar a história da Morada Cia. Etílica, a Vivah elaborou um cardápio exclusivo onde cada prato é harmonizado com uma cerveja especial. A entrada, a "Saladinha de Pão com Vinagrete de Tangerina e Maracujá" é uma releitura de uma salada Panzanella, típica da Itália. As fatias de pão adormecido, temperadas ao azeite de oliva, são servidas com o chamado "leite de tigre", que leva tangerina, maracujá, cebola roxa e pimenta-biquinho. Para harmonizar com a entrada, a cerveja escolhida foi a "Morada Kölsch" que, assim como a salada, traz notas maltadas e de cereais, de saída mais adocicada e final seco.

224838 408980 vivah2 web
Já o prato principal, uma "Torta de Carne em Massa Folhada", faz alusão às "shepherd’s pies" inglesas. O recheio da torta é de carne bovina macia, cozida por mais de cinco horas com whisky Jack Daniel’s. A receita leva também cogumelo paris fatiado e queijo defumado. O whisky também é utilizado para flambar o prato à mesa - o aroma e o sabor da torta flambada são minunciosamente harmonizados com a cerveja "Gasoline Soul", que apresenta um aroma rico de caramelo e frutas secas. A cerveja é maturada em barris de carvalho americano e possui um sabor marcante de caramelo unido ao amargor do lúpulo.

A sobremesa é a premiada receita Doce Ambigrama, vencedora do concurso BrewChef 2014, do Brasil à la Carte. A receita ganhou este nome porque foi harmonizada com a Double Vienna, da Morada, cujo rótulo é conhecido pelo interessante ambigrama (virando a garrafa de cabeça para baixo, o nome continua legível). A montagem do prato, com duas fatias triangulares do doce, além de remeter ao "Double" da cerveja, também permite que ele seja visto da mesma forma, de qualquer lado. A combinação do doce com a cerveja formou um "terceiro sabor" completamente diferente, que pode ser degustado em camadas. A base do doce, formada por um biscoito de pão-de-ló, combina com o malte, que traz notas de caramelo e dá à bebida a cor cobre. O creme da receita harmoniza com o corpo da Double Vienna, levemente adocicado, com intenso frescor aromático, que remete ao maracujá. A sobremesa é finalizada com uma flor de capuchinha, que harmoniza com floral do lúpulo americano amarillo gold.

E para quem gosta de um cafezinho depois das refeições, a última harmonização é o queijo com mel e sequilho com a cerveja Hop Arabica, que leva café na fórmula. Segundo Bedore, o objetivo do evento é sair do óbvio e ir além da harmonização. E o conceito do conjunto parte do princípio "Km zero": com ingredientes locais, o chef estuda a história de cada produtor, até chegar à escolha de itens como o queijo de cabra da Estância Eldorado, de Campo Largo (PR) e o café da Fazenda Califórnia, de Jacarezinho, no norte do Paraná. O jantar tem início às 20h. Os ingressos estão à venda no Templo da Cerveja e também na loja virtual www.loja.vivahgastronomia.com.br. O valor da entrada é de R$ 150,00 por pessoa e as vagas são limitadas.


Serviço
"Vivah Gastronomia Apresenta: Vivenciando Cervejas - Morada Etílica"
Quando:
Dia 06 de junho de 2014
Onde: Templo da Cerveja - Rua Itupava, 1142, Alto da XV - Curitiba
Horário: das 20h00 às 22h30
Valor da entrada: R$ 150,00
Compra de ingressos e informações: www.vivahgastronomia.com.br e (41) 9515-5484





 

Banner

Redes Sociais

  • Facebook: CentroCivico/
  • Twitter: @centro_civico

Visitantes

Nós temos 37 visitantes online
Visualizações : 973414

Cadastro



TEMPO

Pesquisar

Banner
Banner