Banner
Início Notícias Um pouco da História do Bairro Centro Cívico

Um pouco da História do Bairro Centro Cívico

Quem passa pelo Centro Cívico mal sabe que o bairro foi criado espelhado em um modelo americano, o dos “civic centers”. Em 1941, foi proposto um projeto arquitetônico para a região, efetivado somente em 1953: “o Plano Agache concebia o Centro Cívico como uma praça de características especiais, dos edifícios destinados aos altos órgãos da administração Estadual que além da função de centro de comando, pudesse bem denominar-se como sendo a sala de visita da cidade”, aponta o urbenauta Eduardo Emílio Fenianos.
  
Fenianos apresenta a história do bairro no livro “Centro Cívico: um bairro e três poderes”. Ele conta ainda que, na fundação de Curitiba, em 1693, a região onde hoje é o Centro Cívico era coberta por uma vegetação natural de campos, capões de pinheiros e matas que margeavam o Rio Belém.

Em seu sentido estrito, o termo Centro Cívico significa Centro do Cidadão. Hoje, no entanto, o bairro abriga não só as sedes dos poderes legislativo, executivo e judiciário, como também shopping center, prédios com moderna arquitetura e uma das ruas mais representativas da cidade: Mateus Leme.

A Rua já foi um dia o Caminho do Assungui, mas recebeu um novo nome em homenagem ao paulista que em 1668 foi nomeado capitão-povoador do então povoado de Nossa Senhora da Luz. Mateus Leme também foi o responsável pela elevação da cidade à categoria de vila, em 1693. Só então, Curitiba recebeu sua Câmara de Vereadores.

Banner

Redes Sociais

  • Facebook: CentroCivico/
  • Twitter: @centro_civico

Visitantes

Nós temos 32 visitantes online
Visualizações : 942541

Cadastro



TEMPO

Pesquisar

Banner
Banner
Banner