Banner
Início Notícias Mutirão Nacional de Limpeza de Praias Parceiros do Mar recolhe mais de 6 toneladas em 10 praias da costa brasileira

Mutirão Nacional de Limpeza de Praias Parceiros do Mar recolhe mais de 6 toneladas em 10 praias da costa brasileira

Uma onda de amor pela vida que mobilizou centenas de pessoas por uma causa no dia 27 de maio. O 1º Mutirão de Limpeza de Praias realizado pela ONG Parceiros do Mar, que promove segurança no mar e ações ambientais, recolheu mais de 6 toneladas de lixo das orlas de praias dos estados do Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará.  Organização da Bahia transferiu para dia 03 de junho a ação, assim como a cidade de Itajaí (SC), devido ao mau tempo. A ONG surgiu depois que a surfista Renata Turra Grechinski perdeu a vida no mar, presa em artefatos ilegais de pesca enquanto surfava.

 

“Foi muito emocionante ver amigos, parceiros e até pessoas que nem conhecemos se mobilizarem por uma causa que é de todos! Todos nós usamos o mar e as praias e, para isso, precisamos promover a segurança, a salubridade e o bem-estar das pessoas e do meio ambiente. Tenho certeza que a Renata está muito feliz de ver que nossa onda de amor pela vida atravessou as fronteiras do Paraná para o Brasil, e nós estamos absolutamente felizes e realizados”, comenta a diretora da ONG e irmã de Renata, Silvia Turra Grechinski.

Na grande parte o que mais é coletado é micro lixo.  A maioria é de bitucas de cigarro, seguidos por garrafas pet e de vidro e latinhas, além de artefatos de pesca. “Podemos observar que a maioria do lixo vem do uso diário das pessoas que vão às praias e deixam seu lixo na areia ou no mar. Ou mesmo daqueles que jogam seus lixos nos rios, que acabam desembocando do mar. Então a mudança desta realidade está na conscientização das pessoas”, finaliza Silvia.

Veja abaixo como foi em cada estado participante:

PARANÁ – O Paraná teve cinco pontos de coleta: Matinhos, Guaratuba, Shangri-lá, Praia de Leste e Ilha do Mel. Participaram no total 158 voluntários que arrecadaram 5,7 toneladas de resíduos em cerca de 15 Km percorridos.  Limpeza subaquática de Guaratuba não teve sucesso devido à problemas técnicos durante a realização. Co-Realização: ASG - Ass. dos Surfistas de Guaratuba, Associação Mar Brasil e Global Vita/ Amazing Runs

SANTA CATARINA – Em Balneário Camboriú a limpeza foi feita por um grupo de seis voluntários que coletaram 50 kg de lixo. Organização de Luciana Correia, com co-realização do Instituto EcoCidadão. A chuva interrompeu a ação em Itajaí, e devido a isso a limpeza foi transferida para o próximo sábado, dia 03 de junho. Organização de Ivan T. Filho, com co-realização da ASPI – Associação de Surf Praias de Itajaí.

ESPÍRITO SANTO – O mutirão aconteceu na Ilha do Tatu. Os voluntários estavam em sete SUPs e uma canoa que saíram da Praia do Bananal e recolheram lixo embaixo o Morro do Moreno, na Praia da Costa. No total foram recolhidos 70 kg de lixo, a maioria de náilon e material de pesca, além de embalagens. Co-realização do Instituto Jacarenema.

CEARÁ – Fortaleza, Icapuí e Caucaia participaram do Mutirão com cerca de 70 voluntários envolvidos. Foram coletados 300 kg de lixo em três horas de coleta. Co-realização:IPOM/ Limpando o Mundo e Asupce - Associação de Stand UpPaddle do Ceará.

O 1º Mutirão Nacional de Limpeza de Praias Parceiros do Mar é uma realização da ONG Parceiros do Mar com apoio da ASG – Associação dos Surfistas de Guaratuba, Associação MarBrasil, Insight Social, Global Vita, NoAR Comunicação, Possebon Engenharia e Serviços, Sea Shepherd - Núcleo Paraná, Polícia Militar Ambiental do Paraná, Corpo de Bombeiros do Paraná, ASPI - Associação de Surf Praias de Itajaí, Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental, Projeto Limpando o Mundo Ceará, Instituto EcoFaxina, Ana Tereza Campos FisioterapiaCuritiba Lixo ZeroInstituto Legado, UFPR Litoral e Ocram Comunicação.

Banner

Redes Sociais

  • Facebook: CentroCivico/
  • Twitter: @centro_civico

Visitantes

Nós temos 40 visitantes online
Visualizações : 942545

Cadastro



TEMPO

Pesquisar

Banner
Banner