Após a aprovação do cadastro, a Urbs fornece o Cartão Transporte Estudante, no qual será feita a carga de passagens adquiridas. O limite máximo de passes escolares é de 400 por ano, com utilização de dois passes por dia exclusivamente no transporte coletivo urbano.

A Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) agenda pela internet o atendimento para cadastro do passe escolar. O serviço reduz o tempo de espera e facilita o atendimento nos postos da Urbs nas Ruas da Cidadania e também na Rodoferroviária.

Apenas na Praça Rui Barbosa (Rua da Cidadania Matriz) não é oferecido esse atendimento, para não sobrecarregar os demais serviços.

O agendamento é feito junto com o pré-cadastro, pela Internet, no site (www.urbs.curitiba.pr.gov.br), no item Utilidades e depois em Passe Escolar. Neste espaço estão disponíveis também as informações sobre quem tem direito, documentação necessária e como solicitar o benefício.

Com o agendamento no local marcado, o cidadão é atendido praticamente na hora. “Quem não agenda o atendimento do passe escolar também é atendido, mas deve esperar”, explica Ivan Frotté, gestor da Unidade de Cadastramentos da Urbs.

Para o passe escolar estão sendo atendidas cerca de 750 pessoas por dia nos nove postos da Urbs. Metade desse atendimento foi agendado. Tanto na Urbs quanto nas regionais o atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 12h30 às 18h30. O agendamento e o passe escolar podem ser feitos durante o ano todo. Neste período de início de aulas a procura é muito grande. Apenas quem estuda e mora em Curitiba pode se cadastrar.

Regras

O passe escolar é fornecido a alunos matriculados em escolas de ensino fundamental, ensino médio ou superior que morem a mais de 1.000 metros da unidade e cuja família tenha renda familiar bruta de até três salários mínimos, no caso de ter um filho com direito ao passe; até quatro salários mínimos para dois filhos com direito ao passe; e até cinco salários mínimos para três filhos ou mais com direito ao passe.

O estudante que tiver dentro das regras prevista na lei do passe escolar tem direito a pagar metade do valor da passagem de ônibus. No ano passado, a Urbs cadastrou cerca de 18 mil alunos.