Há 22 anos, o então jovem Vilson Dussin, vindo de Caxias do Sul (RS), dava vida ao sonho de ter o seu próprio restaurante. Inaugura seu estabelecimento na rua José Loureiro, no Centro de Curitiba. Durante nove anos, ele ofereceu uma refeição simples, no sentido de navegar por uma culinária sem pirotecnia, mas muito consistente e saborosa.

Em 1998, percebeu em uma viagem a Portugal, que os nossos conquistadores não tinham um serviço que oferecesse uma refeição de qualidade e variedade, foi então que resolveu conquistar a terrinha. Dois anos depois, dessa descoberta, Dussin vende tudo que tinha e aventura-se além-mar e inaugura o primeiro self-service em Lisboa, o Riverside, na Praça Duque Saldanha.

Foram doze anos, longe do Brasil. Tempo para aprender, conhecer, e ver o seu filho crescer com o mesmo amor do ofício e a alegria da boa mesa. Quem prova as receitas do chef Vilson pode imaginar que sua técnica foi aprendida nas melhores escolas da Europa. Nada disso, o chef é um autodidata que nas horas vagas folheia uma vasta coleção de livros de gastronomia. Diferente do pai, Vinicius Dussin formou-se pela Scuola Internazionale di Cucina Italiana, conhecida como Alma, na cidade de Colorno (Parma/Itália); Cujo reitor é o pai da nova cozinha italiana, Gualtiero Marchesi. Estagiou durante meses no Restaurante Piccolo Lago, conceituado com duas estrelas Michelin. O seu teste de conclusão de curso, foi a preparação de três receitas de autor, nas quais conseguiu nota máxima, dando ao jovem cozinheiro o terceiro lugar entre os 60 alunos da turma.

tartaufo1

Tempo, conhecimento e família, esta é a receita para fazer sucesso em qualquer lugar do mundo. E a cidade de Curitiba foi a escolhida para receber o il Tartufo (trufas em italiano), uma parceria entre a família Dussin e a empresária Belkys Bacilla.

Com um pouco mais de um ano de vida, o restaurante por quilo (self-service), vem fazendo amigos/cliente no bairro do Centro Cívico. Mas se você acha que vai encontrar pratos simples, que não fogem do arroz com o feijão, está enganado, a apresentação e o preparo cuidadoso são alta gastronomia pura. “A proposta é oferecer uma cozinha elaborada com o que há de mais sofisticado na cozinha franco-italiana e acessível para todos os bolsos.” Afirma o chef Vilson.

tartufo-2

Dos 18 pratos quentes servidos diariamente, um é sempre bacalhau e o outro é tilápia em diferentes apresentações, o restante do cardápio, carnes nobre, massas artesanais, saladas e doces são decididos um dia antes. Fornecedores como: Campos de Vacaria (RS) e Mercado Municipal, e as carnes Angus e a Hereford, facilitam a escolha.

Sem dúvidas o diferencial do il Tartufo é oferecer aos seus clientes, uma boa comida para todos, ao preço de R$ 39,90 por quilo. Atende no almoço de segunda a sexta, das 11h30 às 14h30 e no sábado das 12h00 às 15h00. No jantar o chef Vilson atende apenas a eventos fechados.

Rua Mateus Leme, 594, esquina com Barão de Antonina – ao lado do Shopping Muller – fone (41) 3206-0977. www.iltartuforestautante.com.br.•