O assessor especial de Juventude do Governo do Estado, Edson Lau Filho, e a coordenadora de Projetos da AEJ, Maria Helena Possete, reuniram-se nesta segunda-feira (02) com o prefeito de Morretes, Osmair Costa Coelho, e sua equipe para apresentação do programa Rede Jovem.Para Edson Lau Filho, a ampliação do Rede Jovem segue o cronograma e Morretes é um ponto de atenção. “Sabemos das dificuldades e trabalhando em rede, na construção de uma sólida parceria entre as secretarias municipais e as secretarias de estado, temos a certeza que mudaremos para melhor estes indicadores, assim como vem acontecendo em outras cidades em que o Rede Jovem já atua. É o governo estadual e o municipal atuando para melhoria da juventude local”.

A secretária de Ação Social do município, Patrícia Polidoro Miranda, destacou que o alto índice de consumo de drogas entre os jovens é um fator preocupante e que na maioria das vezes leva estes jovens para a evasão escolar e a gravidez precoce.

“Morretes é considerada uma cidade turística, uma vez que parte da Serra do Mar encontra-se em seu território e uma das ações que a prefeitura gostaria de reativar era a de Guias Mirins”, disse. Segundo Andrea Cristina Borges, do Conselho Tutelar local, essa ação colaborava em muito para que os jovens e adolescentes mantivessem alguma atividade econômica, retirando-os da situação de vulnerabilidade, além de um incremento no Programa Jovem Aprendiz, uma vez que hoje só duas empresas adotaram esse programa.

Para o prefeito Osmair Costa Coelho, é importante que o município e o governo do Estado trabalhem juntos, e do que depender dele e da sua equipe todos os esforços serão feitos para que a juventude de Morretes seja contemplada com esse programa.

Presenças

Participaram da reunião o prefeito Osmair Costa Coelho; secretário municipal de administração, Paulo Ribeiro Schimidt Junior; secretária municipal de saúde, Lucia H, Shingo; secretária de ação social, Patricia Polidoro Miranda; e também do quadro dessa secretaria Maria Cristina Morais da Costa Pinto e do Conselho Tutelar, Andrea Cristina Borges, além do assessor especial de juventude do governo do Paraná, Edson Lau filho e a coordenadora de projetos da assessoria de juventude, Maria Helena Possette.

O Rede Jovem

É um programa da Assessoria Especial de juventude em parceria com todos os órgãos do Governo do Estado do Paraná, que trabalhem a temática Juventude. É uma rede de atenção e intervenção para a redução da vulnerabilidade juvenil (idade de 15 a 29 anos).

O sistema detalha a situação em que se encontram os jovens dos 399 municípios paranaenses. Serve para melhorar o embasamento das políticas públicas de juventude no estado do Paraná.

Garante a integração de ações das áreas de educação, saúde, assistência social, esporte e lazer, cultura, habitação, segurança pública, trabalho, ciência e tecnologia, cidadania, direitos humanos, direito à terra, segurança alimentar e nutricional, infraestrutura, meio ambiente, entre outros.