A secretária de Ação Social do município, Patrícia Polidoro Miranda, destacou que o alto índice de consumo de drogas entre os jovens é um fator preocupante e que na maioria das vezes leva estes jovens para a evasão escolar e a gravidez precoce.
“Morretes é considerada uma cidade turística, uma vez que parte da Serra do Mar encontra-se em seu território e uma das ações que a prefeitura gostaria de reativar era a de Guias Mirins”, disse. Segundo Andrea Cristina Borges, do Conselho Tutelar local, essa ação colaborava em muito para que os jovens e adolescentes mantivessem alguma atividade econômica, retirando-os da situação de vulnerabilidade, além de um incremento no Programa Jovem Aprendiz, uma vez que hoje só duas empresas adotaram esse programa.
Para o prefeito Osmair Costa Coelho, é importante que o município e o governo do Estado trabalhem juntos, e do que depender dele e da sua equipe todos os esforços serão feitos para que a juventude de Morretes seja contemplada com esse programa.
Presenças
Participaram da reunião o prefeito Osmair Costa Coelho; secretário municipal de administração, Paulo Ribeiro Schimidt Junior; secretária municipal de saúde, Lucia H, Shingo; secretária de ação social, Patricia Polidoro Miranda; e também do quadro dessa secretaria Maria Cristina Morais da Costa Pinto e do Conselho Tutelar, Andrea Cristina Borges, além do assessor especial de juventude do governo do Paraná, Edson Lau filho e a coordenadora de projetos da assessoria de juventude, Maria Helena Possette.
O Rede Jovem
É um programa da Assessoria Especial de juventude em parceria com todos os órgãos do Governo do Estado do Paraná, que trabalhem a temática Juventude. É uma rede de atenção e intervenção para a redução da vulnerabilidade juvenil (idade de 15 a 29 anos).
O sistema detalha a situação em que se encontram os jovens dos 399 municípios paranaenses. Serve para melhorar o embasamento das políticas públicas de juventude no estado do Paraná.
Garante a integração de ações das áreas de educação, saúde, assistência social, esporte e lazer, cultura, habitação, segurança pública, trabalho, ciência e tecnologia, cidadania, direitos humanos, direito à terra, segurança alimentar e nutricional, infraestrutura, meio ambiente, entre outros.